O QUE É UMA SEITA?!!!!

05/03/2016 21:32

 

O que é uma seita? Por que muitas religiões protestantes consideram a Igreja Adventista como uma seita? CD

 

“O que é uma seita? Quais as características pelas quais posso identificar uma? Por que muitas religiões protestantes consideram a Igreja Adventista como uma seita?” CD

Se formos analisar a origem etimológica da palavra seita, encontraremos, no grego, o termo “Hairesis” que significa facção, partido, escolha, preferência, etc.

Pesquisando o significado da expressão seita na maioria dos dicionários (inclusive dicionários bíblicos ), veremos conceitos como os descritos abaixo… veja:

Seita:

• Doutrina que se afasta da opinião geral

• Grupo religioso que se separa de um corpo maior

• Conjunto dos indivíduos que a seguem

• Comunidade fechada, de cunho radical

• Facção, partido

Como vemos nestas definições, as principais características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento.

Algumas passagens bíblicas também se referem à seitas com sentido pejorativo:

“Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja,” Atos 5:17

“Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés.” Atos 15:5

“No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte é impugnada.” Atos 28:22

No sentido ruim do termo, seita é todo o movimento que não aceita toda a Bíblia (e suas principais doutrinas, mencionadas acima) como regra de fé e não aceita a Jesus como Salvador e Deus.

Veja algumas características de uma seita:

1. Substitui a Jesus por um líder humano ou nega a divindade Dele;

2. Substitui a Bíblia pelas tradições humanas ou por crenças consideradas heresias na Bíblia;

3. Usa da coerção para fazer com que seus seguidores sigam suas opiniões, bloqueando assim liberdade de escolha destes.

Concluímos que seita, no que diz respeito à igreja refere-se à uma comunidade religiosa fechada, que não usa princípios bíblicos e sim estabelece suas próprias doutrinas heréticas, ou seja, contrárias às sagradas escrituras.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) é uma seita?

Muitos evangélicos acusam a IASD de ser uma seita herética, por defender alguns princípios bíblicos que contrariam as doutrinas da maioria das igrejas, como por exemplo a guarda do sábado e a mortalidade da alma.

Não estarei aqui defendendo extensamente estas doutrinas mas apenas mencionarei brevemente que os Adventistas observam o Sábado como uma expressão de amor ao Criador. Jesus disse: ”Se me amais guardareis os meus mandamentos”. João 14:15

Quanto ao estado dos mortos, os Adventistas creem no que Jesus disse a respeito de Lázaro: “meu amigo dorme, mas vou despertá-lo do sono”, sendo que estava se referindo à morte como um sono. Isto é, os que morrem não vão para lugar nenhum. Permanecem na sepultura aguardando a segunda vinda de Jesus a este mundo para despertá-los do sono da morte para a vida eterna.

No que diz respeito a ser uma comunidade “fechada”, a IASD em nada se assemelha a uma seita. Pois é uma igreja aberta à todas as pessoas, de todas as religiões, e têm seus princípios doutrinários transparentes, abertos à quaisquer esclarecimentos e fundamentados unicamente na bíblia. Basta visitar uma IASD e conferir.

Ou seja, neste ponto, pode-se dizer que a IASD se iguala à maioria das igrejas evangélicas que conhecemos hoje.

Quanto aos princípios doutrinários, sabemos que cada igreja têm seus próprios princípios e doutrinas (e todas dizem ser eles fundamentados na bíblia). Analisando sob esta ótica, a IASD também não difere das outras igrejas, pois têm um corpo doutrinário estabelecido. Por mais que as igrejas tenham algo em comum (como por exemplo a guarda do domingo), todas têm seus fundamentos doutrinários específicos, que caracterizam sua denominação religiosa.

Se você reparar bem verá que os Adventistas do Sétimo Dia são acusados de serem hereges porque seguem TODOS os mandamentos de Deus. Surpreendente, não? Deus escreve leis eternas e os que as seguem, por amor à Deus, são chamados de seita? Interessante…

Existem por aí estudos bíblicos específicos para condenação de algumas igrejas. Deste modo muitas pessoas são levadas a crer em tudo que lhe é exposto, sem nem “conferirem” se todos os comentários e “evidências históricas” apresentados são verídicos ou não.

É muito fácil acusar qualquer igreja de ser uma seita herética sem ter em mãos as devidas provas. Deste modo, qualquer escritor ou pastor cristão erudito e com boa capacidade de persuasão e eloquência pode facilmente levar pessoas (principalmente novos convertidos e pessoas de pouca cultura) a crerem em mentiras criadas com o fim de defender suas doutrinas.

A própria Bíblia nos adverte que nos últimos dias haveriam falsas doutrinas e falsos profetas que enganariam a muitos utilizando até mesmo a própria bíblia para tal. O próprio satanás utilizou do recurso de basear-se em versículos bíblicos isolando-os de seu contexto para tentar enganar a Jesus. Cristo com seu profundo conhecimento das escrituras, conseguiu combater o inimigo. Somente saberemos distinguir se as doutrinas de uma igreja são Cristãs ou não se formos diligentes estudantes da Bíblia.

Conclusão:

Temos que ter cuidado para não acreditar em tudo que nos é apresentado. Devemos procurar sempre analisar uma doutrina com muito cuidado e profundidade, principalmente no que diz respeito à questões fundamentais como a Lei Moral de Deus (os dez mandamentos). Nunca podemos analisar somente o primeiro ponto de vista que nos é apresentado e devemos, com sinceridade e humildade, atentar para o que a palavra de Deus nos adverte:

Colossenses 2:4, 8, 23:

“Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.”

“Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”

“As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.”

Mateus 7:15

“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.”

2 Pedro Capítulo 3:16-17:

“Como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.

Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza”

Para se acusar uma igreja de ser uma seita herética é preciso provar. Nunca podemos afirmar nada a respeito de NENHUMA denominação sem conhecê-la. Devemos saber se o que é efetivamente pregado e ensinado dentro de uma igreja corresponde realmente ao que ouvimos falar ou lemos por ai.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia está sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos, tanto no que diz respeito à sua doutrina quanto à sua história e origem. E lembre-se: estes esclarecimentos estão abertos a qualquer pessoa, de qualquer denominação religiosa.

Deus lhe abençoe!

 

Fonte: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/igreja/o-que-e-uma-seita-quais-as-caracteristicas-pelas-quais-posso-identificar-uma-por-que-muitas-religioes-protestantes-consideram-a-igreja-adventista-como-uma-seita-cd/ acesso em 02/03/2016

 

As Testemunhas de Jeová são uma seita?

Não, as Testemunhas de Jeová não são uma seita. Nós somos cristãos e fazemos o máximo para seguir o exemplo de Jesus Cristo e viver de acordo com os ensinamentos dele.

O que é uma seita?

As pessoas têm conceitos diferentes quanto ao significado da palavra “seita”. Mas vamos analisar dois conceitos comuns relacionados a seitas e ver por que eles não se aplicam a nós.

·         Para alguns, uma seita é uma religião nova ou bem diferente do que estão acostumados. As Testemunhas de Jeová não inventaram uma nova religião. Pelo contrário, nossa adoração segue o modelo dos cristãos do primeiro século e se baseia na Bíblia, que registra o exemplo e os ensinamentos deixados por eles. (2 Timóteo 3:16, 17)  Nós acreditamos que as Escrituras Sagradas devem ser a autoridade quanto a assuntos de adoração.

·         Para alguns, uma seita é um grupo religioso perigoso liderado por um humano. As Testemunhas de Jeová não encaram nenhum humano como seu líder. Nós nos apegamos ao padrão que Jesus deixou para seus seguidores: “O vosso Líder é um só, o Cristo.” —Mateus 23:10.

Longe de ser uma seita perigosa, a religião das Testemunhas de Jeová beneficia seus membros e outras pessoas. Por exemplo, nossa obra de pregação tem ajudado muitos a abandonar vícios, como o uso de drogas e o abuso do álcool. Também ajudamos milhares de pessoas no mundo inteiro a aprender a ler e a escrever. E costumamos prestar ajuda humanitária quando acontecem desastres. Nós nos esforçamos muito em ser uma boa influência para as pessoas, assim como Jesus ordenou seus seguidores a fazer. —Mateus 5:13-16.

 

https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/testemunhas-de-jeova-sao-seita/ acesso em 02/03/2016